A metade da laranja e o testo da panela...



"Um dia vais encontrar um testo para a tua panela."
"Vais ver que vais encontrar a outra metade da tua laranja."

Parece-me que este é um erro comum na educação das crianças e que depois se perpetua nas conversas que vamos tendo pela vida fora: a mensagem de que anda por aí uma alma gémea perdida que nos completa. Existem sete biliões de almas no mundo e a nossa missão é acreditar que um dia encontraremos a outra metade da nossa laranja ou o testo da nossa panela. 

Em vez disso, que tal ensinar-lhes a arte de ser inteiros, independentes e felizes sozinhos? Um ser inteiro relaciona-se com outro ser inteiro. Ninguém completa ninguém, ninguém é a alma gêmea de ninguém. Que tal ensinar-lhes a arte da autossuficiência?

Vamos parar de procurar o testo da nossa panela, vamos parar de procurar a metade da nossa laranja e vamos, em vez disso, aprender a ser panelas e laranjas inteiras que se relacionam com outras panelas e com outras laranjas inteiras.

Li algures que a interdependência só funciona quando as pessoas envolvidas conseguem funcionar de forma independente. Acho que vai valer a pena pensar nisto, pela saúde no modo como nos relacionamos uns com os outros e acima de tudo pela nossa felicidade pessoal. 

......

Pela partilha de felicidades e não pela procura de uma só.

Abraço, 

Lili


fotos de Pedro Mendonça










No comments

Post a Comment

© Chez Lili

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Professional Blog Designs by pipdig