Eu quero uma secretária só para mim!



Já há algum tempo que faço de qualquer mesa um local de trabalho: a mesa da cozinha, da sala, do café... Se não houver uma mesa por perto, um computador e um sofá servem, para não falar de trabalhar na cama com o pc pousado no colo!

Isto de mudar constantemente de local, implica que tenha de transportar comigo todas as coisas que vou precisando: discos rígidos, cabos, cartões de memória, pens, máquina fotográfica, agendas, livros, apontamentos, documentos.
 Se estou por casa, estas coisas vão ficando, no fim do dia, um pouco espalhadas por todo o lado, mas se for a um café, vão ficando na mala que eventualmente escolhi usar naquele dia.

No meio de tantas mudanças é natural que muito facilmente me esqueça onde deixei um cartão de memória, um cabo, uma bateria  ou um carregador que eventualmente precise. A minha concentração também, por muitos motivos, não tem sido a melhor, mas acredito que seja apenas uma fase e que em breve volte ao que sempre fui: concentrada.

Diversificar o local onde trabalhamos é um pau de dois bicos. Pode estimular mas também pode complicar a produtividade. É preciso um bom equilíbrio entre trabalhar todo o santo dia no mesmo sítio e diversificar um pouco o local do escritório, a música, as pessoas, o ambiente.

Tendo em conta o que fui conhecendo de mim nestes últimos tempos, percebi que este equilíbrio é-me fundamental. Por isso, reconheci a necessidade de voltar ter a minha própria secretária. Isso mesmo! Uma secretária de trabalho, de organização, que funcione como uma base para as minhas ideias e para os meus instrumentos de trabalho. Já há muito que ando a namorar ideias no Pinterest relacionadas com os tópicos: desk, personal desk, office desk, home desk. À medida que as imagens iam aparecendo maior era a confirmação de que precisava de um cantinho assim. O meu office. Até a vontade de trabalhar e de terminar projectos antigos ou de começar outros começou a crescer. 

Com os computadores a tornarem-se cada vez mais leves e práticos podemos levar o trabalho a todo o lado. Porém, se levamos o trabalho para o sofá, para a mesa da cozinha, para a mesa da sala e até para a cama, estamos a comprometer as verdadeiras funções desses espaços. De repente, já não antecipamos relaxar no sofá, ter um jantar sossegado e uma conversa agradável na sala ou ler um livro antes de ir para a cama, porque todas as tarefas e lugares de lazer e trabalho estão misturados, não esquecendo do vício de andar com o computador e com o telefone em working mode sempre atrás de nós.

Este fim-de-semana fomos ao IKEA comprar uma secretária. Uma secretária pequena e prática para começar a construir o meu espaço de trabalho. Em breve partilharei um vídeo desta missão. 

Estou a escrever este post sentada na secretária que escolhi e posso dizer-vos que me sinto bastante bem aqui. Tenho tudo o que preciso ao pé de mim e a minha produtividade e concentração fluem melhor hoje. Até antecipo a pausa, antecipo a hora de ir à cozinha ou à sala lanchar. 
Será da secretária? Será da decoração? Será por ser uma experiência nova? O mais importante é saber que esta é a minha base de trabalho, por muito fácil e livre que seja a experiência de fechar este computador e levá-lo para a rua ou para o sofa ou para outro lado qualquer. 

Obrigada por passarem pelo Chez Lili. Não esqueçam... em breve temos o vídeo!















No comments

Post a Comment

© Chez Lili

This site uses cookies from Google to deliver its services - Click here for information.

Professional Blog Designs by pipdig